17 de março de 2012

Emulador de PlayStation One no Android


Fala Cambada

Ta na hora de EMULAR

Cada vez mais o Android oferece boas opções de jogos. Mais sempre é legal relembrar os clássicos disponíveis somente em plataformas mais antigas.

Quem não se lembra das noites em claro jogando Resident Evil 1, da adrenalina causada pelo alarme de Metal Gear Solid Snake ou da busca incansável de todos os armamentos de Castlevania - Symphony Of The Night. Para matar a saudade, vamos aprender uma mutreta bem loka e muito bacana para os amantes dos games old school.

Agora o PlayStation One está dentro do Android.

Como em todo post de "Mutretas e Gambiarras" segue um simples aviso:

LEIA ANTES: NÃO SOU RESPONSAVEL POR QUALQUER EVENTUAL PROBLEMA QUE VOCE TENHA DURANTE ESSE PROCESSO. NÃO SOU CULPADO POR VOCE FAZER COM O SEU TELEFONE ALGUMA IDIOTICE QUE UM BABACA QUALQUER COLOCA NA INTERNET. 

Muitos já ouviram o termo “emulador”, mais não sabem muito bem o que é e nem como fazer. Vamos tirar todas as dúvidas e mostrar um jeito muito simples, (não é tão simples assim, mais pelo menos tentamos facilitar) de fazer tudo funcionar sem problemas.

Emulador nada mais é que a possibilidade de rodar um game de uma plataforma em outra. Por exemplo: rodar um game do PlayStation One em um Celular Android ou Computador com Windows.

Para isso acontecer você precisa de um programa para abrir os jogos (também chamados de ROM’s), e dos jogos em um formato compatível com esse programa.

Antes de fazer qualquer coisa recomendo que leia atentamente até o final.
Então senta a bunda ai e vamos ao que interessa:

INSTALANDO O EMULADOR 



O programa que vamos utilizar é o “FPse”, além do app, precisamos de uma BIOS para tudo funcionar sem problemas. Faça o Dowloadind dos dois arquivos para o PC. Depois transfira os arquivos para o celular via cabo USB e utilize um Gerenciador para instalar o “FPse” (recomendo o Astro).

Quando iniciar o programa pela primeira vez, ele vai pedir para você selecionar o local onde a BIOS está gravada, é só percorrer o caminho pelas pastas até achar o arquivo onde você gravou previamente via cabo USB.

A escolha da BIOS também pode ser feita depois. Já com o aplicativo aberto, aperte o botão físico de Menu > Settings > System > Bios Loading > Escolha o arquivo na pasta (para acessar o Cartão de Memória, escolha primeiro o item “Sdcard” na lista) > depois de selecionar a BIOS, clique em “Default Config Save”.

Link para dow do FPse: http://www.4shared.com/android/900xkK-V/Fpse_v011_emulador_playstation.html

CONFIGURANDO O EMULADOR

As configurações a seguir foram as que mais se adaptaram ao meu aparelho e estilo de jogo, você tem total liberdade de mudar e experimentar outros formatos. 
Para configurar, abra o programa e aperte o botão físico de Menu e selecione “Settings”.

Na aba VÍDEO:
Framelimiter: Deixe Marcado
Frameskip: up to 30fps
Predefined Screen Size: escolha 16/9 (se não ficar em tela cheia é aqui que muda)
Screen Orientation: Landscape

Na aba INPUT:
Pad type: Digital
No Sub Menu Touchscreen:
Transparency: ajusta a transparência dos botões.
Nas opções de Buttons: Marque todas as caixas até o item Draw button 5 (Caso queira tirar algum botão da tela ou acrescentar é aqui a opção.)

Se você quiser configurar os botões para utilizar um controle de Vídeo Game (leia esse post para saber como faz Clique Aqui), com o game já iniciado, aperte o botão físico de menu e clique em “Settings”. Clique na aba “INPUT” e depois em “Hardware Keys”.

Ai é somente selecionar o comando e apertar no controle o botão correspondente.
Exemplo: Clico em UP e aperto a tecla para cima do Controller. Clico em Triangle e em seguido aperto o Triangulo no controle. Não tem como errar.
Se for jogar com o Controller desmarque todos os itens “Draw Button”. Assim o controle virtual some da tela.

Depois de feito isso, apenas selecione a Room com o game que você quer jogar.

SOBRE AS ROMs (JOGOS)

Bom, como a maioria deve saber, ROM de PSX é na verdade uma cópia (imagem) do CD do jogo, o que as torna os arquivos grandes e dificulta o armazenamento dos mesmos.
A maioria dos sites disponibiliza a ROM no formato .zip, que não é compatível com o emulador "FPse".

Temos que fazer a descompactação desse arquivo, e não tem segredo para descompactar. Se você não sabe nem descompactar um arquivo zipado, feche agora esse post e vai ler outra coisa, isso daqui não é para os fracos.
Depois de feito isso será criado um arquivo com a terminação .BIN. Esse é o formato correto para rodar no Android.

Faça o dowloading da ROM para o seu computador, existem vários sites na internet que disponibilizam as ROM’s (eu indico esse daqui FreeRoms). Descompacte a pasta que está em formato .zip. e grave em um local de fácil acesso como na área de trabalho.

Após terminar você já tem a sua ROM descompactada e pronta para usar no celular.

COLOCANDO OS JOGOS

Depois de feito o processo de descompactar a ROM, apenas passe ela via cabo USB para uma pasta do seu cartão de memória, e desconecte o celular. No telefone abra o aplicativo “PS4Droid” e escolha o jogo na pasta que você gravou.

Eu recomendo que você crie uma pasta, dentro da pasta Outros ou Others no cartão de memória, com o nome ROMs e grave todos os seus jogos lá.

Pronto !!!!!! Seu Android já é um Playstation One.

É muito bacana esse negócio de emulador, ter sempre a mão os melhores clássicos do Playstation One sempre é uma boa pedida para matar o tempo vago. Mesmo parecendo complicado, é muito simples todo o processo. Se for prestar atenção no passo a passo, realmente não tem segredo:

1)  Instalar o Emulador e escolher a BIOs.
2) Configurar o Emulador
3) Fazer o Dowloading da ROM
4) Descompactar a ROM
5) Passar a ROM já descompactada para o celular via USB
6) Jogar a vontade

Se ficar alguma dúvida, pergunta ai nos comentários. Também fala o que você achou do post.

Aproveite e curte a nossa pagina do Facebook:

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **