29 de abril de 2012

Entenda o que é Overclock


Fala Cambada

Nós já falamos brevemente sobre o que é Rootear um Sistema Operacional Android (clique aki para ler), agora vamos falar de um dos principais motivos que levam os usuários a fazer esse processo.  

Isso mesmo meu caro garotinho, o post de agora é sobre Overclock (alguns mais Nerds podem falar simplesmente OC).

O que é, para que serve e principalmente desvendar alguns mitos e falar algumas verdades sobre esse tão falado procedimento.

Bom, antes de começar a falar sobre Overclock, é importante saber que para ter acesso a esse recurso no telefone é necessário ter acesso Root no celular. 

Agora vamos ao que interessa, logo de cara uma simples descrição presente na Wikipedia:

"Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria."


Agora a explicação sobre Overclock do nosso jeito:

Overclock nada mais é que forçar o processador a trabalhar em uma velocidade maior do que a estipulada pelos "nós cegos" dos engenheiros da fabricante do modelo. Ou seja aumentamos a freqüência do processador e conseqüentemente obtém-se uma melhor performance, vale lembrar, que a bateria é consumida como se não houvesse amanha. Esse é um procedimento arriscado, que pode elevar a temperatura do processador, diminuir sua vida útil e até mesmo inutiliza-lo.

Esse é um processo delicado que requer um conhecimento mais apurado para ser realizado nos telefones Android. Sempre temos o risco de danificar o processador e dar um pau geral no celular, mais adoramos a adrenalina de ver o telefone respondendo muito mais rápido aos comandos executados.

Na verdade, a maioria dos telefones fabricados não vem com o processador configurado para rodar na velocidade máxima possível, devido a vários fatores como desempenho da bateria e aumento da temperatura do dispositivo os fabricantes não levam o hardware ao limite.

Eu acredito que não é viável deixar o telefone o tempo inteiro rodando na velocidade máxima de processamento, mais é muito interessante ter a possibilidade de aumentar o desempenho quando julgar necessário.

Quando o Overclock é realizado, eu instalo um aplicativo no celular para gerenciar a velocidade que o processador vai trabalhar e eu posso ativar ou não esse recurso. 

Existem varias formas de fazer esse processo e ela pode variar de acordo com o seu dispositivo, sempre é bom fazer uma pesquisa especifica para o modelo do seu celular, o Google está ai para isso.

Qualquer dúvida pergunta ai através dos comentários.

Flw

11 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, explicações de boa qualidade e rápido entendimento!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado e rápido adorei,continuem assim!!

    ResponderExcluir
  3. meu apareLho e um LG OPTIMUS L5 E-615
    2.63 GB DE MEMORIA INTERNA
    SERA QUE SUPORTARIA UM PROCESSO DESSES?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado mano. Explicação muito boa; tirou a minha dúvida!! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela explicação
    agr só queria mais uma coisa alguém pode me ensinar a fazer isso no moto g??
    82 9535-8925 taí o whatsapp se alguma alma caridosa pode me ajudar chama lá vlw

    ResponderExcluir
  6. não existe overclock para android que supere a velocidade que já é definida pelo fabricante, os apps que diz fazer overclock tem a opção de deixar o processador trabalhando sempre ao máximo do que é porssivel ao invés de ficar trabalhando de acordo com o app ou jogo que está sendo usado no momento

    ResponderExcluir

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **