11 de maio de 2012

Desliga o Celular: Chaves


Fala Cambada

Até que enfim o tal do Abravanel, percebeu que a filhota girando uma roleta da menos Ibope que um menino que mora dentro de um barril.

E para comemorar o retorno do Chaves, Quico, Chiquinha, Nhonho, Seu Barriga, Dona Clotilde, do Dona Florinda, Professor Girafales, o memorável Seu Madruga e toda a turma.

A Desliga o Celular da semana é sobre o Chaves.


O primeiro capítulo de Chaves foi transmitido em 21 de junho de 1971. Ele estreou no Brasil no programa do Bozo, exibido no SBT, em 1984 com apenas 13 episódios comprados. Devido ao sucesso, compraram mais lotes de programas em 1986, 1988 e 1991.

Pouca gente sabe o motivo do nome "Chaves". Trata-se de uma história bem curiosa. "Chavo", na gíria mexicana, significa garoto, menino na idade de travessuras. No caso, o "Chavo" morava em um barril, na vila pobre. Como o movimento labial de Chavo em espanhol é idêntico ao de Chaves em português, foi escolhido esse nome para o garoto.

No começo de Chaves haviam apenas 7 personagens: Chaves, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Prof. Girafales, Sr. Barriga e Dona Clotilde. Aos poucos o elenco foi aumentando, chegando ao que conhecemos hoje. 


Além da trupe já conhecida, em todos os episódios, (pelo menos os que vimos aqui no Brasil), só apareceram 5 atores convidados: os que faziam os personagens Glória, Paty, Iara, o ator Héctor Bonilla e um empresário chamado o Sr. Carequinha, que queria comprar a vila - esse é o mesmo ator que foi o garçom do restaurante da Dona Florinda, e que também fez o Sr. Furtado.

Algumas curiosidades bacanas:

Seu Madruga apenas trocou de camiseta duas vezes. Ele aparece de camisa branca no episódio dos ioiôs e de camisa amarela no episódio dos espíritos zombeteiros. E apenas uma vez sem bigode, no episódio dos frangos assados.

O personagem mais velho sitado em todo seriado é "O dono da venda da esquina" pois, no episódio dos cofrinhos, o Seu Madruga disse que quando era criança vendia garrafas para ele.

No programa do Chaves há uma aluna chamada Iara que só falou 7 palavras e nunca mais apareceu. Ela aparece vestida de azul no episódio em que os alunos estão fazendo a prova de desenho na escola. É nesse mesmo episódio que Chiquinha pede para fazer uma "observação". Fora Iara há 6 personagens na escola que nunca foram chamados. Três tem nome: Higino, Elisabete e Verônica.

Rubén Aguirre (o Professor Jirafales) antes de ser ator, era um alto executivo da Televisa. Alto mesmo, com 1.95m.

Não posso deixar de fora os principais bordões do seriado (duvido você ler sem imaginar a voz do personagem):

Chaves
"Foi sem querer querendo"
"Ninguém tem paciência comigo"
"Isso, isso, isso"
"Que burro, dá zero pra ele"
"Não tem por onde"
"É que me escapuliu"
"Zás e zás e..."
"Tá bom, mas não se irrite!"

Seu Madruga
"Que que foi, que que foi, que que há?"
"Tinha que ser o Chaves mesmo!"
"Só não te dou outra porque..."
"Com toda Barriga, senhor certeza"

Chiquinha
"O que você tem de burro, você tem de burro!"
"Pois é, pois é, pois é!"
"Papaizinho lindo, meu amor!"

Quico
"Genhtalha, gentalha..."
"Da parte de quem?"
"Você vai ver, eu vou contar tudo pra minha mãe"
"Diz que sim, diz que sim, vai.... simmm?"
"Não deu"
"Ah cale-se, cale-se, cale-se, que você me deixa loooouco!"

Dona Florinda
"Que milagre o senhor por aqui"
"Não gostaria de entrar para tomar uma xícara de café?"
"Vamos, Tesouro, não se misture com essa gentalha!"
"E da próxima vez vá (...) a sua vó!"

Professor Girafales
"Se não for incômodo"
"Vim lhe trazer este humilde presente"
"Depois da senhora"
"Dizia eu que a aritmética..."
"Silêêêêêncioooo..."
"Tá! Tá! Tá! Tá! Tá!"

Nhonho
"Olha ele, hein! Olha ele, hein! Olha ele..."

Seu Barriga
"Tinha que ser o Chaves!"
"Tinha que ser o Chaves de novo!"

Pópis
"Conta tudo pra sua mãe..."
"Eu vou contar tudo pra minha mãe!"

Godinez
"Não fui eu, não fui eu"
"Mas por que eu se eu não fiz nada?"

Jaiminho (Carteiro)
"É que eu quero evitar a fadiga..."
"Eu sou de Tangamandápio! E eu sou tangamandapiano..."

Até desenho o Chaves virou.



O desenho do Chaves, sem dúvida nenhuma, foi uma das novidades mais esperadas pelos fãs. O negócio é muito legal, os desenhistas podiam ir ao extremo da criatividade para contar as peripécias dessa turma bem loka, no desenho é possível visualizar o que antes era imaginado. Nele, você poderá ver o Quico, Jaiminho e Seu Madruga contracenando juntos. Além de ver novas paixões na vila, como a da Pópis pelo Godinez. A única coisa que deixou a desejar foi a falta da Chiquinha no desenho já que, por problemas jurídicos, não pôde estar presente.

Esse post ficou enorme e ainda sim é muito pouco perto do que o Chaves significa. Durante a minha pesquisa na net achei muita coisa, mais infelizmente não foi possível colocar tudo em um único post. Se faltou alguma coisa bacana desculpem por ter que deixar de fora. "Foi sem querer querendo".

Não esquece de curtir a nossa pagina no Facebook.

Flw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **