22 de fevereiro de 2012

Historia do Android


Um homem sonhou a obra nasceu e a Google comprou.

Hoje vamos falar um pouco sobre a historia do Android. Como nasceu a idéia, de como ele se tornou o que é atualmente, o que aconteceu realmente, os fatos mais importantes, as datas que merecem devido destaque e tudo que pouca gente sabe ou se sabe tem medo de dizer. Vamos derrubar alguns mitos e contar algumas verdades sobre a vida desse nosso robô verde favorito.

Logo de cara uma coisa que muita gente pensa é que a Google criou o Android, na verdade isto está errado, não foi a Google que criou o Android, ela apenas comprou.

Tudo começou em Outubro de 2003, onde foi fundada a Android Inc., em Palo Alto, Califórnia por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. Isso mesmo, antes o Android era de uma pequena empresa que estava produzindo um novo sistema operacional para celular. O Google completou a compra em Julho de 2005.

Após a compra do Android a Google deixou no comando do projeto Andy Rubin (ainda está no controle até hoje) com a intenção de ser desenvolvida uma plataforma de telefone que deveria ser um sistema flexível, aberto e além de tudo de fácil migração para os fabricantes, então a plataforma foi feita sobre o núcleo do Linux.

Em novembro de 2007, várias empresas de tecnologia e celulares se uniram e anunciaram a criação do Open Handset Alliance, uma aliança multinacional de líderes da indústria de tecnologia e dispositivos móveis, para gerenciar o desenvolvimento do Android. A promessa no anúncio da cooperação de mais de 34 empresas de alta tecnologia no desenvolvimento do Android era de que os preços dos dispositivos móveis se tornassem mais baratos.

Outra coisa que muita gente pensa é que o primeiro telefone comercializado com Android era um da própria Google, mais na verdade em 2008 saiu o primeiro celular com OS Android e não é de ninguém menos que da HTC o celular em questão é o HTC Dream ele foi lançado no dia 22 de outubro. Sendo comercializado pela T-mobile pelo preço de U$ 199,00 dolares.

HTC Dream

Atualmente o Android é desenvolvido pela Open Handset Alliance, mais o Google é o responsável pela gerência do produto e engenharia de processos.

Hoje em dia existem 07 versões desse sistema operacional. O melhor de tudo é que todas elas são abertas, isso quer dizer que qualquer pessoa (que saiba) pode baixar e modificar o sistema como quiser. Os manos do XDA pira.

Como vimos, o Android é uma plataforma aberta, desenvolvida em conjunto por grandes empresas e é totalmente gratuito, o que pode ocasionar a queda de preços desses dispositivos, já que as empresas não precisam pagar para ter um sistema operacional rodando em seus telefones.

Vlw

Um comentário:

  1. Gostei me foi muito interessante saber tudo isso sobre o sistema que uso e aprovo, muito obrigado, desde já quero perguntar;
    como fazer root na nova rom jelly bean 4.1.2
    o meu device é o Lg L3ll e435f Duos

    ResponderExcluir

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **