22 de fevereiro de 2012

Interfaces Proprietárias


Fala cambada de Tamanduá Roco,

Eu leio vários sites e blogs sobre Android mais poucos falam de uma das coisas mais legais e que faz toda a diferença desse Sistema Operacional quando comparado com os outros OS. É a possibilidade de customização de cada fabricante.

Muitas empresas colocam uma interface customizada (que chamamos de Custom UI ou User Interface) no Android, tanto para melhorar a aparência do sistema padrão, quanto para colocar uma marca de verdade no aparelho. Mostrar diferenciação e vender melhor “o peixe” de cada uma.

Agora vamos entender melhor essas interfaces proprietárias e conhecer as principais.

Uns acham que as interfaces são boas, e que deixam realmente o aparelho mais bonito, outros acham que elas deixam o aparelho mais lento, ou pior ainda, atrasam as atualizações por causa das adaptações que tem que ser feitas para rodar uma versão mais nova do Android, e tenho que admitir esse é um dos motivos, que às vezes, temos que esperar um pouco a mais de tempo para atualizar o nosso produto (pelo menos de forma legal) para a versão mais nova.

Porém acredito que quanto mais as empresas se empenharem para trazer uma experiência diferente para o usuário final, mais competitivo e interessante se torna esse mercado. E pensando bem, se tudo fosse igual, gente como eu não ia ter mais nada para fazer.

Então vamos ao que interessa e conhecer melhor as Interfaces Proprietárias de cada fabricante:



Vanilla: Poucos devem lembrar, mas a interface do Android também tem um nome. É a interface padrão, sem customização, com sua barra de notificações branca, e ícones padrões. Com a nova atualização 2.3, a barra de notificações ganhou a cor preta. Pode-se dizer que é uma interface muito bem adaptada às telas sensíveis ao toque. É muito difícil encontrar aparelhos com essa customização, normalmente encontrada nos smartphones fabricados em parceria com o Google. Aqui no Brasil, na maioria das vezes os famosos “xings-lings” vem com ela instalados.



Sense: Essa é a Custom UI da HTC, a primeira foi lançada com o HTC Hero. A última versão dela, agora integrada ao Sense.com, permite diversas opções de rastreamento e wipe remoto do aparelho, em caso de perda.



Moto Blur: A interface da Motorola tem uma forte integração com as redes sociais. É uma interface mais voltada aos jovens. Foi atualizada para algo que chamaram de Ninja Blur, que era como a Moto Blur, roda mais suave, e tinha essas mesmas integrações. 



Rachel: Também chamada pelo nome do aplicativo Timescape e agora pelo nome eDream. É a interface da Sony Ericsson. A interface é muito bonita, tem uma ótima integração com o sistema inteiro com funções especiais de integração com conteúdo do Facebook, Twitter e com o álbum de fotos do aparelho. Os widgets são muito bem feitos, diga-se o mesmo do player de Músicas.



TouchWiz: Essa interface da Samsung, não é especifica nem exclusiva do Android, vários outros aparelhos da empresa tem a mesma interface. Com uma boa quantidade de widgets e controles de energia na barra de notificações, além de ser muito prática e funcional.

LG: Infelizmente nunca testei de fato a interface da LG para Android, e não estou a fim de ficar copiando o que está escrito em outros sites. Então não vou falar nada dessa UI.

Depois de tudo isso, tenho que ressaltar uma vantagem extra quando se trata de Android e de suas interfaces. É possível alterá-las por completo com a instalação de “Launcher Apps”. Ou seja, se você não está satisfeito com a UI do smartphone que acabou de comprar, pode fazer o download de aplicativos como o LauncherPRO Plus, SPB Shell 3D, ADW Launcher, Launcher 7, Go Launcher, dentre outros. Eles adicionam estilos, layouts, funcionalidades e widgets que mudam por completo a cara do seu sistema. 

Logo mais vamos fazer um post mostrando cada um deles.

Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **