19 de junho de 2012

Coloque seus DVDs dentro do Android

Fala Cambada

Essa mutreta é pra quem não consegue viver longe dos seus preciosos filmes. Se você tem uma grande coleção de DVDs e um smartphone Android, especialmente os modelos com telas grandes, vai poder assistir a todos eles onde estiver.

Descolamos um jeito maneiro de passar todos os seus filmes de DVD para dentro do seu Android.

LEIA ANTES: NÃO SOU RESPONSAVEL POR QUALQUER EVENTUAL PROBLEMA QUE VOCE TENHA DURANTE ESSE PROCESSO. NÃO SOU CULPADO POR VOCE FAZER COM O SEU TELEFONE ALGUMA IDIOTICE QUE UM BABACA QUALQUER COLOCA NA INTERNET.

Os Preparativos

Para converter seus filmes você vai precisar de dois programas, ambos gratuitos e multiplataforma. Ou seja, rodam tanto em PCs com Windows quanto em Macs. São eles:

MakeMKV: Ele é o “ripper”, o programa que vai extrair (“ripar”, no jargão) os arquivos de áudio, vídeo e legendas do DVD e empacotá-los em um arquivo MKV que pode ser facilmente convertido com um outro programa.
Handbrake: Ele é o “encoder”, o programa que vai pegar o arquivo MKV gerado pelo MakeMKV e convertê-lo (processo apelidado de “encoding”) para um formato compatível com o smartphone.

Você vai precisar também de espaço em disco. Até 8 GB para o arquivo MKV (dependendo do filme) e mais alguns GB para o filme convertido e arquivos temporários. No geral, recomendo no mínimo 12 GB de espaço livre em disco se você quiser seguir nossas instruções.

Para assistir o filme convertido você precisará instalar o Dice Player em seu smartphone Android. Gratuito, ele é um dos melhores media players para a plataforma: é compatível com múltiplos formatos de áudio e vídeo, suporta legendas e é capaz de reproduzir vídeo em alta-definição em uma variedade de aparelhos. Se você tem um vídeo que não “toca” no player padrão de seu smartphone, experimente no Dice Player.

Agora vamos ao que mais interessa, o passo a passo.

Ripando

O primeiro passo é extrair o áudio, vídeo e legendas de seu DVD. Insira o disco com o filme no drive e abra o MakeMKV. Após alguns instantes você deve ver a janela abaixo:


Clique no botão com ícone de um DVD e um HD (Open DVD Disc) para “abrir” o DVD. O programa irá analisar o disco, vasculhando seu conteúdo e determinando o sistema de proteção anticópia em uso (e como burlá-lo). Depois de alguns minutos você verá outra janela:


Ela lista os vários “títulos” no disco. O filme é geralmente o título (Title) maior ou mais longo. Clique na setinha ao lado dele para selecionar os itens (idiomas e legendas, ou "Audio" e "Subtitles") que lhe interessam, e desmarque todo o resto. Clique no botão Make MKV (o HD com uma seta verde) para criar o arquivo MKV com o conteúdo selecionado. O processo deve demorar alguns minutos (cerca de 30 é a média, talvez mais, talvez menos), dependendo da velocidade de seu computador, do HD, do drive de DVD e do próprio DVD.

Quando o MakeMKV terminar a extração você deve ter em seu HD, dentro da pasta C:\Video, um arquivo .MKV de vários GB com seu filme. Agora é hora de convertê-lo em algo que seu smartphone possa tocar.

Convertendo

Abra o Handbrake, clique no botão Source, clique em Video File e indique o arquivo .MKV que foi criado com o MakeMKV. Clique no botão Browsepróximo ao campo File (sob Destination) e escolha o lugar onde o arquivo convertido será gravado e seu nome.
Na lista de Presets à direita da janela do Handbrake selecione ”iPhone 4”. Com isso iremos criar um arquivo m4v compatível com os aparelhos da Apple, e que também toca perfeitamente em smartphones Android.


Clique na aba Audio. Aqui iremos especificar quais trilhas de áudio do DVD iremos incluir no arquivo final, ou seja, na hora de assistir o filme poderemos escolher entre o áudio original ou a dublagem (se ela existir no DVD). Clique na setinha ao lado do botão Add Track e escolha Add All. Todas as trilhas de áudio que você selecionou lá no MakeMKV devem aparecer na lista.

Agora clique em Subtitles, e novamente clique na setinha ao lado do botãoAdd e em Add All. Todas as legendas que você selecionou no MakeMKV devem aparecer na lista. Agora é só clicar no botão Start no topo da janela do Handbrake e esperar.

O processo de conversão é demorado. Um PC com um processador hexa-core Intel Core i7 3960X de 3.3 GHz e 8 GB de RAM levou cerca de 40 minutos para converter um filme de 2 horas e 20 minutos. Um MacBook Air com um processador dual-core Intel Core i5 de 1.6 GHz e 4 GB de RAM levou cerca de 3 horas. Já um PC com um processador dual-core Intel Core 2 Duo de 2.9 GHz e 4 GB de RAM levou mais de 6 horas. Deixe o micro trabalhando e vá dormir.

Tocando

O resultado de todo o processo deve ser um arquivo com a extensão .m4v de cerca de 1.5 GB (o tamanho pode variar de acordo com o filme, quantidade de trilhas de áudio, etc), que é o seu DVD convertido. Agora basta copiá-lo para o cartão de memória de seu smartphone Android usando um cabo USB e tocá-lo com o Dice Player. O arquivo .MKV criado no primeiro passo pode ser apagado.

Na hora em que você abrir o vídeo o app perguntará qual legenda você quer usar. Para mudar a trilha de audio toque no botão Menu e em Select Audio Track. Para mudar a legenda, toque Menu e em Subtitle Language.

Pronto tudo feito e já no eskema.

Você também pode assistir este filme no computador usando o VLC, um dos melhores players da atualidade. O programa é gratuito, roda em PCs com Windows, com Linux e em Macs e toca praticamente qualquer formato de vídeo que você puder encontrar. Depois de instalá-lo, abra o filme clicando em Mídia/Abrir Arquivo, selecione o idioma do áudio clicando no menuÁudio/Trilha de Áudio, e as legendas clicando em Video/Trilha de Legendas.

Se ficar com alguma duvida e só avisar pelos comentários.
Não esquece curtir a nossa pagina do Facebook.

Esse post foi retirado do blog do nosso parceiro Android Darkness.

Flw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **