12 de fevereiro de 2012

Root, Overclock e Bootloader no Xperia Arc.


Vamos descrever passo a passo pra você vagabundo maloqueiro peixe morto deixar o seu Xperia Arc turbinado, aumentando a velocidade do processador para até 1.9 Ghrz. Se você não sabe o que significa nenhum desses nomes acima, saia agora dessa pagina, pois você não tem os conhecimentos necessários para fazer esse processo. Depois, quando eu estiver afim, eu faço um post explicando cada um deles. Até lá recomendo que você leia alguns fóruns e se informe melhor sobre esses itens antes de tentar mexer no software do aparelho. Caso queira continuar recomendo que leia até o final para depois fazer todo o processo.

LEIA ANTES: NÃO SOU RESPONSAVEL POR QUALQUER EVENTUAL PROBLEMA QUE VOCE TENHA DURANTE ESSE PROCESSO. NÃO SOU CULPADO POR VOCE FAZER COM O SEU TELEFONE ALGUMA IDIOTICE QUE UM BABACA QUALQUER COLOCA NA INTERNET.

Um ponto importante para tudo funcionar:
Você precisa ter um Sony Ericsson Xperia Arc comprado no varejo, tipo na FAST ou na FNAC, se você tem um produto comprado na loja de operadora NÃO FAÇA ISSO.

Então mãos a obra.


Requisitos necessários:
Xperia Arc desbloqueado de fabrica
Firmware 4.0.A.2.368 (para saber a firmware: Menu > Configurações > Sobre o telefone > Número da Versão)
Bateria carregada (Se ela acabar no meio da treta é “Game Over”)
Bootloader (calma que eu já falo como arrumar isso aki)
PC com Windows (de preferência o Seven)


Programas necessários:

A primeira coisa a fazer é obter o código de desbloqueio no link acima. Vá até o final da pagina e clique em “Continue”, depois em “Yes i’am sure” e marca os dois itens. Digite o código de IMEI do seu telefone (Para saber o EMEI do produto abra o discador e digite *#06#), as vezes aparecem 15 números mais digite apenas os 14 primeiros dígitos. Coloque seu nome e e-mail.
Vai abrir uma caixa de dialogo com um numero grande anote todo esse código e deixe separado.
Obs. Eu li em algum lugar que dependendo do navegador não aparece a caixa com o código, eu fiz e foi de primeira, se não aparecer nada abra em outro navegador.
Daqui para frente vamos apagar tudo que tem no telefone, então se quiser fazer copia de alguma coisa à hora é agora.


Desbloquear o bootloader:

1 - Instale o fastboot no PC

2 - Abra uma janela do terminal na pasta do fastboot (com a pasta do fastboot aberta, deixe o ponteiro do mouse dentro da pasta e segure o shift e clique com o botão direito em uma área branca da pasta e escolha "abrir janela de comando aqui" ou algo do tipo)

3 - Conecte o Xperia Arc em modo fastboot:
- Desligue o telefone
- Tire e recoloque a bateria
- Segura o botão físico de menu (3 risquinhos)
- Com o botão segurado conecte ele no PC via cabo USB

4 - Se ele quando conectado acender uma luz azul do lado do cabo prossiga, se não faça de novo... Se não acender a luz azul, pare por aqui, infelizmente essa mutreta não vai dar certo para você.....

5 - Verifique se o Windows detectou os drivers corretamente (no gerenciador de dispositivos, co canto perto do relógio, veja se não tem uma bola ou triangulo amarelo), se não detectou vai no gerenciador de tarefas e no hardware do Arc clica e instalar os Drivers manualmente escolhendo a pasta dos drivers que vc baixou anteriormente

6 - Tudo legal, Arc em fastboot, luz azul acesa, drivers instalados, na janela que você abriu no passo 2, copie e cole isso
fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0x
Não aperte nada ainda

7 - lembra daquele código que vc pegou no site da Sony Ericsson, então copie ele e cole na frente do "unlock 0x" do código do passo 5, fica mais ou menos assim
fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0xAE45384FG
Depois da enter.

8 - Vai começar a escrever algumas coisas e dentro de 1min ou menos vai escrever Finish, Pronto, este desbloqueado o bootloader...

Eu não liguei o Xperia Arc depois disso porque para fazer o Overclock e Root vai precisar de mais ou menos o mesmo procedimento, então se você já deixar o cel desligado é mais rápido...


Agora KERNEL COM ROOT + OVERCLOCK


Requisitos Necessários:

- Firmware 4.0.A.2.368 (sem customização da Vivo, da Tim ou de qualquer outra operadora)
- Bootloader desbloqueado (processo acima)
- Imagem do kernel (DooMKernel v07) -> http://dl.dropbox.com/u/12310609/boot.img
Essa parte é suave na nave.
1 - Lembra do fastboot? Então, a imagem que você baixou do kernel (boot.img), coloca na mesma pasta do fastboot, só arrasta pra dentro e pronto.

2 - Se você deixou o seu Xperia Arc desligado apenas segure o botão de Menu novamente e conecte no pc (modo fastboot com a luz azul acesa) igual ao desbloquear o bootloader, se não, desligue e segure o botão menu e conecte ao pc ainda segurando o botão.

3 - Se estiver acesa a luz azul do lado da USB do Arc prossiga

4 - Use o mesmo procedimento do outro tutorial para abrir a janela de comando dentro da pasta do fastboot ( segura shift e clique com o botão direito em uma área branca da pasta fast boot e escolha "abrir janela de comando aqui" ou algo do tipo)

5 - Dessa vez o código a ser digitado será esse:
fastboot flash boot boot.img
Copie e cole na janela preta.

6 - Espere acabar, desconecte o Arc e pode ligar. Demora um pouco para ele iniciar. O meu demorou quase 7 minutos, fica tranqüilo e espera um pouco que já tá quase....


Depois de ligado já ta pronto para o uso.

Agora seu Xperia Arc já esta com o bootloader desbloqueado, permitindo instalar custom roms no futuro, já está com a firmware mais recente, com root+busybox e já tem o kernel preparado para overclock...

Talvez o app superuser não instale no primeiro boot, procure no menu, se não estiver tudo bem, faça suas contas normalmente, seus contatos apps e etc, quando vc reiniciar ele se instala automaticamente (pelo menos foi assim com o meu rsrs).

Para o Overclock recomendo o App “Controle Simples da CPU”, entra no Market e faz o dow gratuito. E deixa ele configurado assim:

No primeiro item selecione a freqüência máxima em que o processador vai trabalhar.
Eu deixo com 1.4, pra mim foi a melhor opção falando em desempenho VS bateria.
No segundo item selecione a freqüência mínima em que o processador vai trabalhar.
Eu deixo em 1.0, ele roda sem problemas.
No terceiro item selecione Performance.
No quarto item selecione cfq.

Vale lembrar que quanto maior é o nível de processamento mais bateria ele vai gastar.
Agora é só aproveitar e mostrar pra todo mundo o quanto NERD você é.

Aproveita e mostra para as minas o Xperia Arc que você modificou, você pode ser feio como um Boneco de Vudu, mais com um Xperia Arc na mão fazendo cara de esperto até da pro gasto.

5 comentários:

  1. O meu firmware é o 4.0.2.A.0.62, sendo esse o mais atual, então eu não posso fazer esse procedimento?

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas tentaram e conseguiram, para outras não deu certo.
    Eu não recomendo esse procedimento para esse versão de firmware, mais se você quiser tentar é por conta e risco.
    Avisa depois se deu certo.

    ResponderExcluir
  3. Cara o meu é comprado na operadora, é impossivel fazer overclock?

    ResponderExcluir
  4. Não recomendo fazer o overclock em produtos comprado dentro da operadora ou com o software da operadora, esse passo a passo é apenas para essa versão de firmware.

    ResponderExcluir
  5. Cara o numero da minha versão e 4.1.B.0.587 da pra eu fazer essas mudanças nele? Ou entao da pra fazer alguma mudança do tipo nele?

    ResponderExcluir

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **