1 de abril de 2012

Entenda o que é Root


Fala Cambada,

Hoje vamos falar um pouco sobre o que é Root. O termo Root é algo bem comum para quem tem Android, mas o que exatamente isso significa?

A forma mais fácil de entender e explicar Root é saber como funciona o Linux, o Sistema Operacional no qual o Android é baseado. 

Então presta atenção seu xarope para entender de uma vez por todas o que significa esse termo.

O Linux é um sistema multi-usuário. Isso quer dizer que várias pessoas podem usar o computador e manter todas as suas configurações (papel de parede, ícones, cores, programas preferenciais e até idioma do sistema) totalmente independentes uns dos outros. Num sistema Linux bem configurado é virtualmente impossível alguém danificar o sistema todo! No máximo o cara deixará de conseguir usar o próprio login.

Há operações que requerem permissões especiais, por isso todo Linux possui um usuário master que recebe o nome de Root. Com esse usuário é possível fazer TUDO no sistema (inclusive destruí-lo) e ter acesso a tudo também. Esse usuário sempre existirá em qualquer sistema Linux. Ele não pode ser excluído. E por ser tão poderoso, e ter sua presença obrigatória, os fabricantes boqueiam o acesso ao Root.

Obter acesso root nada mais é do que ganhar privilégios de administrador sobre o sistema operacional Android. Quem usa um Android sem acesso root, fica privado de poder realizar determinadas operações sobre o sistema que precisariam de privilégios de super usuário.

Como dizia o Tio Ben: "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades!"

Agora a perguntar que não quer calar: O que se ganha com um aparelho rooteado?

Logo de cara, uma liberdade total para realmente aproveitar todos os benefícios do aparelho.
Você pode instalar um firewall (a grosso modo é um programa que permite bloquear o acesso de outros programas à internet), instalar um kernel alternativo para melhorar o seu aparelho, melhorar o desempenho do seu processador (chamamos isso de overclock) ou ainda um programa para ver e alterar os dados de outro programa e até instalar alguns jogos e aplicativos que somente rodam quando tem acesso total ao sistema.

Outra dúvida muito comum quando se fala em root é: isso vai deixar meu aparelho mais inseguro? 
E a resposta é: depende! O principal fator que temos que levar em conta é de como isso é feito.
Temos que tomar algumas precauções para que nada de errado e para não deixar nosso aparelho vulnerável as varias ameaças que rolam na internet.

Porém, se feito pelo próprio usuário, que tenha um pouco de conhecimento e usando fontes seguras, é possível deixar o robozinho menos suscetível a ataques.

Na maioria das vezes que fazemos o root no produto, precisamos instalar também um aplicativo de Super User, ele sempre vai pedir permissão quando qualquer aplicativo for acessar algum recurso ou função que altere a base do sistema. Ou seja, um aplicativo não conseguirá acesso de root por si. E a qualquer momento o usuário pode retirar a permissão de root de um aplicativo. Como também pode negar permanentemente o acesso.

Outra dúvida muito comum é: como obter acesso root no Android?

Mais uma vez a responta depende, o problema é que o procedimento para obter acesso Root no Android muda de acordo com o modelo de smartphone e também de acordo com o firmware instalado. Alguns apps prometendo soluções universais chegaram a surgir, mas como os caminhos para realizar o procedimento foram mudando, hoje eu não apontaria nenhum esquema de root universal como válido. O jeito é ficar a madruga inteira na internet pesquisando sobre o método adequado ao seu modelo.

É preciso ter em mente também que pode acontecer de algumas características ou até programas deixarem de funcionar em aparelhos rooteados. Há relatos de pessoas que não conseguem atualizar o Android quando rooteado, mas ainda não está claro que realmente o root é o problema. E se alguém tem medo de fazer o root por talvez não conseguir voltar atrás depois, fique tranquilo: é perfeitamente possível.

Se ainda ficou alguma dúvida, pergunta pelos posts.

Sds

3 comentários:

  1. muito bom sua explicação mano.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela explicação, voce pode me ajudar a fazer root no motorola d3? Grato

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mesmooooooooo sua explicação , qual o melhor procedimento para realizar o root no LG L5 2 DUO ?

    ResponderExcluir

** Ajude o Blog do Acid Android. Se encontrar algum link danificado, por favor deixe um comentário no próprio post. **